Galeria
Conheça o ensaio de cisalhamento direto do solo e sua importância na engenharia de fundação
Você já ouviu falar sobre ensaio de cisalhamento direto do solo? Se você é um engenheiro ou atua na área de geotecnia, com certeza já deve ter se deparado com essa técnica. E se você está buscando por informações precisas sobre o assunto, está no lugar certo!
A Cava Sondagem é uma empresa especializada em engenharia de fundação e geotecnia, com vasta experiência no mercado e profissionais qualificados para realizar todos os tipos de ensaios de solo, incluindo o ensaio de cisalhamento direto. Solicite agora mesmo uma cotação e garanta uma análise completa e confiável do seu terreno.
O que é o ensaio de cisalhamento direto do solo?
O ensaio de cisalhamento direto do solo é uma técnica utilizada para avaliar a resistência ao cisalhamento de um solo. Isso significa que através desse ensaio é possível determinar a força que o solo é capaz de suportar quando submetido à tensão de cisalhamento, ou seja, quando há uma força que tende a dividir o solo em duas partes.
Como é realizado o ensaio de cisalhamento direto?
O ensaio de cisalhamento direto é realizado em laboratório, utilizando uma amostra de solo cilíndrica. Essa amostra é confinada em uma caixa de cisalhamento, que possui uma divisória no meio. Em seguida, o solo é submetido à força de cisalhamento através de um dispositivo mecânico, e são registradas as deformações e a resistência do solo.
Quais são as vantagens do ensaio de cisalhamento direto?
Uma das principais vantagens do ensaio de cisalhamento direto é a rapidez na obtenção de resultados, além da praticidade e baixo custo em comparação com outros ensaios de solo. Além disso, esse ensaio é considerado mais preciso e confiável, pois a amostra de solo é testada em suas condições naturais e sem interferência externa.
Para quais tipos de solo é indicado o ensaio de cisalhamento direto?
O ensaio de cisalhamento direto é indicado para todos os tipos de solo, desde argilas, areias, rochas e solos orgânicos. Porém, é importante ressaltar que esse ensaio é mais adequado para solos coesivos, pois a resistência ao cisalhamento é calculada considerando a coesão e o ângulo de atrito interno do solo.
Quando é recomendado realizar o ensaio de cisalhamento direto?
O ensaio de cisalhamento direto do solo é recomendado em diversas situações como, por exemplo, no dimensionamento de estruturas de contenção, como muros de arrimo e cortinas de estacas, em projetos de barragens, na avaliação de estabilidade de taludes e em projetos de fundações de obras civis.
Agora que você já sabe o que é, como é realizado e as vantagens do ensaio de cisalhamento direto do solo, não hesite em buscar por profissionais capacitados para realizar essa análise em seu terreno. A Cava Sondagem está à disposição para oferecer o melhor serviço e garantir a segurança e qualidade das suas obras. Solicite já uma cotação e tenha em mãos todas as informações necessárias para um projeto eficiente e com resultados satisfatórios.
Cisalhamento Direto
O ensaio de cisalhamento direto (Direct Shear Test) consiste na determinação da resistência ao corte (cisalhamento) de uma amostra de solo drenado. O equipamento para a realização do ensaio de cisalhamento direto tem como propósito determinar os parâmetros de coesão do solo e ângulo de atrito interno.
Os parâmetros obtidos pelo equipamento permitem determinar a resistência ao cisalhamento do solo que é de fundamental importância para projetos de engenharia que visão o desenvolvimento de projetos de contenções, fundações, e taludes.
Normas para realização dos ensaios são:
ABNT NBR ISO 12957-1–Parte 1: Ensaio de cisalhamento direto
ISO 12957-1:2018–Direct shear test
ASTM D3080–Standard Test Method for Direct Shear Test